Armênia se recusa a extraditar programador russo para os EUA

© Sputnik / Евгения Новоженина / Acessar o banco de imagensProgramador russo Sergei Mironov chega a Moscou após ser detido na Armênia a pedido dos EUA
Programador russo Sergei Mironov chega a Moscou após ser detido na Armênia a pedido dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Tribunal Civil de Recursos da Armênia rejeitou nesta quarta-feira (5) uma moção feita pela procuradoria do país contra a libertação do cidadão russo Sergei Mironov, cuja extradição havia sido pedida pelos EUA sob acusações de lavagem de dinheiro e transferência ilegal de tecnologia norte-americana.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Serge Sargysian, presidente da Armênia, conversam em Minsk, Bielorrússia, 10 de outubro de 2014 - Sputnik Brasil
Governo russo aprova acordo com Armênia para formar defesa aérea conjunta no Cáucaso
Mironov, que trabalha para a Synesis — uma companhia de alta tecnologia com sede em Moscou —, foi detido no aeroporto de Erevan em 28 de agosto, a pedido do governo norte-americano, mas foi liberado três dias depois por decisão de um tribunal distrital da Armênia e retornou à Rússia em 31 de agosto. Os promotores armênios, então, recorreram da decisão apelando à máxima instância do país para apresentação de recursos. 

O programador russo é acusado por Washington de ter vendido ilegalmente tecnologia com aplicações militares para outro país (não especificado pelas autoridades norte-americanas), bem como de ter lavado o dinheiro proveniente da transação, que somaria cerca de 50 mil dólares. Mironov nega todas as acusações e afirma que, além de não ter tido nenhum acesso a tecnologias militares, só esteve nos EUA uma única vez, em 2013. 

O interesse dos EUA, supostamente, deve-se ao fato de a Synesis ter uma representação no território do país — mais especificamente, na Carolina do Norte. A companhia é uma das poucas no mundo que já desenvolveu tecnologias de vigilância eletrônica baseadas na análise inteligente de vídeos, isto é, sem a necessidade de humanos que monitorem as câmeras 24 horas por dia em busca de invasores, por exemplo. 


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала