"A facilitação das viagens podem gerar um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos. Isso representa milhões de dólares e de turistas desembarcando no Brasil."
Ao fazer um balanço do setor, Marx Beltrão ressaltou a necessidade de gerar mais postos de emprego, através da parceria com o setor privado. "Hoje, o turismo emprega cerca de 3,2 milhões de pessoas. Precisamos ser mais competitivos. Somos a décima maior economia de turismo do mundo, e estamos em primeiro lugar, quando se trata de recursos naturais. Ocupamos a oitava posição no quesito cultural. Com muito esforço e trabalhando junto com o setor privado podemos gerar muito mais postos de trabalho. Hoje cerca de 60 milhões de brasileiros viajam pelo país, mas há outros 70 milhões prontos para entrar neste mercado. Recebemos uma média anual de 6,4 milhões de turistas internacionais, e não falta capacidade para dobrarmos esse número em um curto espaço de tempo."
Ainda no discurso, Marx Beltrão fez questão de enfatizar que sua gestão à frente do Ministério do Turismo vai seguir os princípios que sempre nortearam sua carreira política, que são o da gestão eficiente, a disposição para o diálogo, e a busca pela inovação.
Beltrão assume a titularidade da pasta que vinha sendo ocupada interinamente pelo Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves.
Na Câmara dos Deputados, Marx Beltrão, exercia o mandato de deputado federal pelo estado de Alagoas desde 2015, pelo PMDB. Sua carreira política teve início na cidade de Coruripe, em Alagoas, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos, em 2005 a 2008 e de 2009 a 2012.