"Vocês conhecem unicórnio — animal, como um cavalo, com chifre? Isto é um mito. E a oposição moderada também é um mito. É por isso que é impossível separar o que não existe daquilo que existe", afirmou Assad em entrevista ao canal televisivo dinamarquês TV 2, ao responder sobre as supostas dificuldades enfrentadas pelos EUA em delimitar rebeldes "moderados" e radicais.
"Todos eles possuem os mesmos membros, os mesmo membros que se intitulavam 'Exército Livre da Síria' quatro anos atrás, cinco anos atrás, em seguida tornaram-se 'al-Nusra' [Frente al-Nusra], depois tornaram-se Daesh [Estado Islâmico]", afirmou o presidente sírio.
"Desta forma, os mesmos membros passam de um grupo a outro. Por isso eles não conseguem separá-los. E eles não querem isso", conclui Bashar Assad.
A Rússia repetidamente acusou os EUA de serem incapazes de separar a oposição moderada dos terroristas. A distinção entre os rebeldes moderados e radicais consta nos termos do acordo assinado entre Rússia e EUA sobre a Síria.