Mais cedo, forças de segurança de Chemnitz evacuaram uma grande área em um dos distritos da cidade alertando para uma "ameaça estática". Os agentes entraram no apartamento de um jovem sírio de 22 anos, identificado como Jaber Albakr, mas ele não se encontrava no local. No imóvel, a polícia apreendeu uma grande quantidade de material explosivo.
Einsatz in #Chemnitz - Wir suchen nach einem Tatverdächtigen. Hinweise an LKA Sachsen unter 0351/8554114 Infos unter https://t.co/6EKyDjhjqZ
— Polizei Sachsen (@PolizeiSachsen) 8 октября 2016 г.
Através do Twitter, a polícia da Saxônia pediu para a população não publicar fotos ou vídeos da operação, e disse para todos terem cautela, uma vez que não há pistas do paradeiro do suspeito e nem do que ele poderia estar carregando.
The tracing for the suspect is running. However, currently we do not know where he is and what he carries with him. Be careful.
— Polizei Sachsen (@PolizeiSachsen) 8 октября 2016 г.
De acordo as autoridades, três pessoas já foram detidas provisoriamente nessa operação. No entanto, não foi informado se esses suspeitos têm alguma ligação direta com o cidadão sírio foragido.