O presidente do Comitê do Senado dos EUA para assuntos da segurança no ciberespaço, Cory Gardner, declarou que planeja apresentar um projeto de lei sobre sanções em relação à Rússia, por causa de suspeitas da inteligência americana de que "hackers russos" teriam tentado influenciar o resultado das eleições nos EUA.
"Planejo apresentar legislação que obrigue a administração a introduzir sanções contra pessoas russas responsáveis por atividades maliciosas no ciberespaço", escreveu Gardner no seu perfil do Twitter.
I plan to introduce legislation mandating the Administration sanction Russia’s bad actors who are responsible for malicious cyber activities
— Cory Gardner (@SenCoryGardner) 7 октября 2016 г.
Por sua vez, a chancelaria russa declarou que os boatos sobre os "hackers russos" é utilizada pelos EUA na corrida eleitoral.
"A escalada de emoções sobre os 'hackers russos' é usada nos Estados Unidos na luta eleitoral e a atual Administração, participando desta luta, não desdenha meios sujos", disse Ryabkov.
Ele notou que vários políticos europeus tentam influenciar a correlação de forças eleitorais nos EUA, acrescentando que seria muito melhor que os órgãos da segurança dos EUA prestassem mais atenção a estes fatos e não fingissem que este assunto está fora da sua agenda.