Anteriormente, a agência Reuters, citando uma fonte anônima da inteligência americana, havia informado que a Rússia colocou na região de Kaliningrado sistemas de mísseis Iskander-M.
De acordo com Konashenkov, acima de tudo, os autores destas informações devem saber que complexo Iskander-M é móvel, logo pode ser deslocado para várias regiões. No âmbito do plano de preparação militar, as unidades de tropas de mísseis realizam anualmente deslocações, de diversas formas, seja por terra, por mar ou pelo ar, superando variadas distâncias no território russo.
"A região de Kaliningrado não é exceção, estas unidades das tropas de mísseis foram repetidamente deslocadas para esta região e continuarão a sê-lo no âmbito do treinamento de combate das Forças Armadas da Rússia. Aliás, ninguém fez grande segredo do transporte dos mísseis no navio de carga Ambal. Digo mais, um Iskander foi especialmente exposto, mesmo antes do carregamento no Ambal, sob o alcance do satélite de reconhecimento americano para precisar os parâmetros de funcionamento deste", disse Konashenkov.
Ele acrescentou que não foi preciso esperar muito tempo, os "parceiros americanos, em seu ímpeto revelador, confirmaram tudo".