- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Protesto contra PEC 241: Estudantes ocupam sede da Presidência em SP

© Rovena Rosa/ Agência BrasilEstudantes são reprimidos pela PM em protesto contra a reorganização do ensino paulista, na quinta-feira (03/12)
Estudantes são reprimidos pela PM em protesto contra a reorganização do ensino paulista, na quinta-feira (03/12) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em protesto contra a PEC 241, que limita os gastos públicos por 20 anos, um grupo de cerca de 50 estudantes secundaristas ocupou na noite de hoje (10) o andar onde fica o escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Um dos estudantes que participou do ato é membro da União Estadual dos Estudantes (UEE), Ergon Cugler, de 18 anos, revelou à Agência Brasil que o protesto visa expor os perigos da aprovação da PEC para a sociedade. 

Ele disse ainda que os estudantes têm encontrado "muita resistência nos últimos tempos em ocupações de escolas” e que é justamente por isso que o grupo decidiu ocupar, nessa data simbólica, o gabinete da Presidência da República.

Os estudantes revelaram que, apesar da presença da polícia, a ocupação estava tranquila e que o grupo pretendia acompanhar a votação da PEC de dentro do prédio. Destaca-se que os secundaristas não chegaram a invadir o escritório da Presidência.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na cerimônia de posse do presidente da República, Michel Temer - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Câmara dos Deputados aprova PEC dos Gastos Públicos
Do lado de fora, manifestantes ligados à defesa da moradia também se reuniram em frente ao prédio para criticar, aos gritos "Fora Temer”, a PEC 241 e a paralisação do programa Minha Vida.

A Proposta de Emenda à Constituição 241/16, que fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos, acabou sendo aprovada hoje pela Câmara dos Deputados pouco tempo depois da ocupação dos estudantes, por 366 votos a 111 e duas abstenções. O texto, no entanto, ainda precisa passar por nova votação na Casa.

Confira os principais pontos da PEC que limita os gastos públicos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала