Regiões e países lusófonos se beneficiarão com bilhões da China

© Fotolia / selensergenYuan
Yuan - Sputnik Brasil
Nos siga no
As autoridades chinesas ofereceram, na terça-feira (11), aos países e regiões da África e Ásia de língua portuguesa, ajuda e empréstimos no valor de 4 bilhões de yuans (cerca de US$ 600 milhões) nos próximos três anos.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, chegou a Macau para participar da quinta Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e países lusófonos, realizada entre 10 e 12 de outubro. 

Navio chinês entra no porto de Havana, Cuba - Sputnik Brasil
China reforça presença na América Latina
Li anunciou a concessão de ajuda a Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste durante a cerimônia de abertura da conferência, informa a agência de notícias Xinhua. 

O funcionário acrescentou que Pequim poderá criar um Centro de Compensação de yuans para os países de língua portuguesa em Macau, bem como uma sede de fundo especial destinado à cooperação entre a China e países lusófonos da África e Ásia. 

O Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa é realizado desde 2003 e tem como objetivo principal promover a cooperação entre os participantes. O fórum anterior foi realizado em 2013 e reuniu funcionários da Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e do Timor-Leste.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала