Durante uma inspeção parlamentar, informa a agência, os militares sul-coreanos informaram que estão se preparando para “operações contra as provocações do Norte” com uso de novíssimos helicópteros MH-47, navegação via satélite e armas leves.
“O exército quer ter uma unidade operacional capaz de se infiltrar no território do inimigo, executar a missão e regressar”, escreve a Yonhap referindo as palavras do chefe do estado-maior das tropas terrestres Jang Jun-kyu.
A agência sublinha que os helicópteros MH-47, que deverão ser fornecidos ao exército da Coreia do Sul, são uma modificação dos helicópteros americanos Chinook. Eles estarão equipados com sistemas de reabastecimento de combustível no ar e radares, serão capazes de transportar 40 soldados de tropas aerotransportadas e percorrer 600 quilómetros sobre o território do inimigo.
Segundo os dados da Yonhap, o exército da Coreia do Sul planeja preparar as mencionadas tropas até 2018.
Em setembro, quando Pyongyang realizou seu quinto teste nuclear, os militares da Coreia do Sul declararam planejar a criação de uma unidade aérea que pudesse destruir alvos militares estratégicos na Coreia do Norte.