António Guterres eleito novo secretário-geral da ONU

© AFP 2023 / LUCAS JACKSONCandidato ao secretário-geral da ONU, António Guterres, ouve discursos dos faladores na reunião da Assembleia Geral da ONU, Nova York, EUA, 13 de outubro de 2016
Candidato ao secretário-geral da ONU, António Guterres, ouve discursos dos faladores na reunião da Assembleia Geral da ONU, Nova York, EUA, 13 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta quinta-feira (13), a Assembleia Geral da ONU aprovou a candidatura do ex-premiê português recomendada mais cedo pelo Conselho de Segurança.

António Guterres é um notável político português e internacional. Nasceu em 30 de abril de 1949 em Lisboa. 

​Em 1976, foi eleito para o parlamento de Portugal e permaneceu como deputado por 17 anos. Depois, já em 1981-1983, foi membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

O ponto alto de sua carreira política foi em 1995, quando ele se tornou primeiro-ministro de Portugal. Permaneceu nesse cargo até 2002. Ao mesmo tempo, de 1992 a 2002, foi o secretário-geral do Partido Socialista de Portugal. 

Representante permanente da Rússia na ONU Vitaly Churkin (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Conselho de Segurança recomenda António Guterres como novo Secretário-Geral da ONU
Em 2005-2015, Guterres ocupou o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. Durante este período conseguiu consolidar o prestígio do órgão e aumentar a eficiência dos seus trabalhos. Entretanto, entre 2005 e 2015, o número de pessoas desalojadas aumentou de 38 para 60 milhões de pessoas. Este período foi marcado por muitos acontecimentos de crise relacionados com ondas de refugiados da Síria, Iraque, Sudão do Sul e outros países.

Ele foi fundador do Conselho Português para os Refugiados, bem como de uma associação portuguesa de defesa de consumidores.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала