Mais de 40 empresas e entidades apresentarão 50 sistemas navais e aéreos autônomos. A Marinha dos EUA conta com a presença de dez sistemas avançados não tripulados.
@leonardo_live Sw-4 Solo OPV sits at Benbecula ahead of #UnmannedWarrior exercise that starts Mon. Fit with new Osprey radar and Sage ESM. pic.twitter.com/uwR0aMr2mw
— Beth Stevenson (@C4I_Star) 6 октября 2016 г.
Das manobras participarão veículos submarinos, barcos robóticos, minissubmarinos, drones e helicópteros, entre outros modelos.
Segundo o comandante Peter Pipkin, oficial da frota robôtica da Marinha Real do Reino Unido, o principal objetivo das manobras é "dar novas oportunidades a todos e mostrar que a Marinha é capaz de se transformar".
A Marinha Real vai examinar a possibilidade de compra da versão modernizada do drone Insitu ScanEagle e do helicóptero SW-4 Solo do fabricante Leonardo Helicopters.
Os exercícios Unmanned Warrior 2016 acontecem no âmbito dos jogos de guerra Joint Warrior da OTAN, que decorrem entre 8 e 20 de outubro e contam com participação de 5700 efetivos e 67 aviões de 14 países, sendo os maiores na Europa.