Marinhas dos EUA e Reino Unido demonstram sua capacidade de desminagem em jogos de guerra

© AFP 2023 / GLYN KIRKPorta-aviões da Marinha Real do Reino Unido HMS Daring parte de porto de Portsmouth, Reino Unido, 2012 (foto de arquivo)
Porta-aviões da Marinha Real do Reino Unido HMS Daring parte de porto de Portsmouth, Reino Unido, 2012 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
As marinhas norte-americana e britânica estão realizando manobras militares de grande dimensão para testar tecnologias robóticas de desminagem submarina.

Navio - Sputnik Brasil
Navio fantasma capturado nos EUA
Os exercícios batizados de Unmanned Warrior 2016 tiveram início perto da costa escocesa na segunda-feira (10) e continuarão por duas semanas, prometendo ser "a maior demonstração" de sistemas de desminagem do mundo.

Mais de 40 empresas e entidades apresentarão 50 sistemas navais e aéreos autônomos. A Marinha dos EUA conta com a presença de dez sistemas avançados não tripulados.

Das manobras participarão veículos submarinos, barcos robóticos, minissubmarinos, drones e helicópteros, entre outros modelos.

Segundo o comandante Peter Pipkin, oficial da frota robôtica da Marinha Real do Reino Unido, o principal objetivo das manobras é "dar novas oportunidades a todos e mostrar que a Marinha é capaz de se transformar".

A Marinha Real vai examinar a possibilidade de compra da versão modernizada do drone Insitu ScanEagle e do helicóptero SW-4 Solo do fabricante Leonardo Helicopters.

Submarino nuclear norte-americano USS Louisiana na base naval de submarinos Kings Bay (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Submarino nuclear dos EUA colide com navio em Washignton
A Marinha dos EUA está buscando meios para reforçar sua capacidade de desminagem. No momento o país dispõe de apenas 13 navios draga-minas em operação, comparando com os 15 do Reino Unido.

Os exercícios Unmanned Warrior 2016 acontecem no âmbito dos jogos de guerra Joint Warrior da OTAN, que decorrem entre 8 e 20 de outubro e contam com participação de 5700 efetivos e 67 aviões de 14 países, sendo os maiores na Europa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала