“O objetivo dessa reunião é prepara a fase final da liquidação do Boko Haram no nosso território”, declarou o ministro do Interior da Nigéria, Masudu Hasumi, durante a abertura da sessão na capital do Níger, Niamey.
Segundo a AFP, os militares de Níger, Chade e Nigéria iniciaram em julho, praticamente ao mesmo tempo, operações contra os radicais islâmicos.
“Essas operações proporcionaram resultados decisivos, diversas áreas ocupadas pelo Boko Haram foram liberadas”, declarou o ministro nigeriano, que destacou que os militares conseguiram desorganizar a logística dos terroristas.
Boko Haram é um grupo radical islâmico, cujas atividades, em sua maioria, se concentram na Nigéria e alguns países vizinhos. Seus membros se posicionam contra o modelo ocidental de educação e defendem a instauração da charia em todo o país. O grupo é responsável pela maioria dos atentados terroristas em países do África Ocidental, que geralmente são declarados como retaliação pelas operações militares empreendidas contra a organização.