Militares de cinco países africanos planejam ofensiva ‘final’ contra Boko Haram

© REUTERS / Emmanuel BraunSoldados nigerianos exibem bandeira do Boko Haram apreendida na retomada da cidade de Damasak, em 18 de março de 2015
Soldados nigerianos exibem bandeira do Boko Haram apreendida na retomada da cidade de Damasak, em 18 de março de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os comandantes dos exércitos de Nigéria, Chade, Níger, Camarões e Benin realizaram uma reunião para preparar uma ofensiva contra o grupo terrorista Boko Haram, segundo informou a imprensa nigeriana.

Refugiados nigerianos em Mainé-Soroa, no Níger - Sputnik Brasil
Mais de 20 soldados morrem em ataque a campo de refugiados no Níger
“O objetivo dessa reunião é prepara a fase final da liquidação do Boko Haram no nosso território”, declarou o ministro do Interior da Nigéria, Masudu Hasumi, durante a abertura da sessão na capital do Níger, Niamey.

Segundo a AFP, os militares de Níger, Chade e Nigéria iniciaram em julho, praticamente ao mesmo tempo, operações contra os radicais islâmicos.  

“Essas operações proporcionaram resultados decisivos, diversas áreas ocupadas pelo Boko Haram foram liberadas”, declarou o ministro nigeriano, que destacou que os militares conseguiram desorganizar a logística dos terroristas.

Soldados nigerianos em uma remota cidade no estado de Borno, nordeste do país. - Sputnik Brasil
Cerca de 250 mil crianças passam fome em região afetada pelo Boko Haram na Nigéria
Boko Haram é um grupo radical islâmico, cujas atividades, em sua maioria, se concentram na Nigéria e alguns países vizinhos. Seus membros se posicionam contra o modelo ocidental de educação e defendem a instauração da charia em todo o país. O grupo é responsável pela maioria dos atentados terroristas em países do África Ocidental, que geralmente são declarados como retaliação pelas operações militares empreendidas contra a organização.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала