“Os EUA estão prontos para adotar medidas necessárias e adequadas em legítima defesa para responder a ameaças futuras” – disse Obama.
Na véspera, os EUA realizaram ataques contra três radares localizados em território iemenita controlado pelos houthis, na costa do Mar Vermelho. Os radares, segundo garante Washington, teriam sido usados nos recentes ataques contra navios americanos próximos à costa do Iêmen.
Em sua declarações aos congressistas, Obama confirmou as avaliações de militares americanos de que a operação foi bem-sucedida. “As estimativas iniciais mostram que as instalações de radar foram destruídas pelos ataques” — disse em comunicado o líder americano.
A carta de Obama respeita a norma que determina ao presidente dos EUA coordenar com o Congresso todas as ações militares do país no exterior. Os ataques realizados no caso do Iêmen, no entanto, não exigiram a aprovação dos congressistas, já que foram ordenados no âmbito das obrigações constitucionais do Comandante Supremo, segundo defendeu Obama.