Rebeldes sírios obrigam Daesh a se retirar da cidade de Dabiq

© AFP 2023 / Nazeer al-KhatibMilitar do Exército Livre da Síria durante a liberação de Dabiq, 15 de outubro de 2016
Militar do Exército Livre da Síria durante a liberação de Dabiq, 15 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Divisões do Exército Livre da Síria, com o apoio das Forças Armadas turcas, obrigaram os extremistas do Daesh (grupo terrorista, proibido na Rússia) a retirar da cidade de Dabiq e da região de Sawran, no norte da Síria, informou a agência Anadolu se referindo a um dos comandantes de campo do Exército Livre da Síria.

No sábado, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que os rebeldes sírios com o apoio dos militares turcos estavam se aproximando de Dabiq, ocupada por terroristas do Daesh.

Mais cedo, os grupos da oposição síria informaram que estavam se movendo em direção a Dabiq, mas que o avanço era difícil, tendo os jihadistas minado o território. Na manhã de domingo (16), uma fonte militar turca disse à RIA Novosti que a área em torno de Dabiq estava sob controle e que o Exército Livre já entrara na cidade.

Russian Foreign Affairs' Minister Sergei Lavrov's meeting with U.S. Secretary of State John Kerry - Sputnik Brasil
Lavrov e Kerry podem ressuscitar o cessar-fogo na Síria?
Também foi relatado que próprios extremistas consideravam Dabiq como lugar muito importante, pois, segundo ele, o Daesh considera a presença de "infiéis" na cidade como "prenúncio do Apocalipse".

A Turquia começou em 24 de agosto a operação Escudo do Eufrates para expulsar os jihadistas do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em muitos outros países) das localidades fronteiriças do norte da Síria. As autoridades sírias, no entanto, acusaram a Turquia de violar a sua soberania. Já os curdos sírios acreditam que a operação é direcionada contra eles e não contra os terroristas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала