Os seguidores pedem dicas de treinos e rasgam elogios a super vovó para ficar com o corpo igual ao dela.
Em entrevista exclusiva para a Sputnik, Jacira contou que a rotina de musculação e treinos aeróbicos acontece há 13 anos, desde quando começou a praticar exercícios como uma forma de se recuperar de um acidente de moto que sofreu em 2003, quando tinha 43 anos.
"A musculação começou a fazer parte da minha vida desde que eu sofri um acidente de moto. Eu fui procurar a academia no sentido de procurar saúde. Eu estava com o movimento da perna comprometido, grande perda de massa muscular, porque a musculatura não respondia aos estímulos então eu busquei a academia."
A pedagoga conta que precisava ter feito uma cirurgia, mas como não tinha condições financeiras, procurou na prática de exercícios a cura, mesmo com a contra indicação de seu médico. Jacira afirmou que e em seis meses superou todas as adversidades e recuperou os movimentos da perna. "Nesse período era para eu fazer uma cirurgia, mas como as condições financeiras não davam para fazer, eu por minha conta e risco eu fui para a academia, porque o meu próprio ortopedista disse que eu não deveria nem passar na frente de uma academia. A partir desse momento eu encarei com a intenção apenas de reabilitação. Com seis meses eu estava totalmente recuperada, me apaixonei pela prática e decidi que a partir dali eu ia ter minha própria academia, e hoje é o que está acontecendo".
A rotina da pedagoga é forte, são 17 horas por dia, em que se reveza como professora de uma escola pública estadual em Boa Vista, faz exercícios à tarde, como agachamentos com 90kg, geralmente ao lado das duas filhas, administra ainda sua academia e faz também o curso de Educação Física à noite. Apesar do corpo escultural, Jacira diz que não pretende entrar para o mundo de campeonatos fitness, como uma de suas filhas, Karolina Marreiro, que é fisiculturista, e este ano conquistou o Miss Universe Fitness nos EUA.
"Eu trabalho na parte da manhã como professora na rede pública estadual, então, eu me levanto às 5h20 e às 5h50 já estou fazendo meu cardio. Em seguida eu vou para o trabalho e quando chega 12h me preparo novamente para abrir a academia e faço meus treinos, às 15h30 eu faço mais ou menos de 45 a 50 minutos de musculação. Meus treinos são bastante diversificados, porque eu não fico repetindo aquela mesmice, meu treino é variado. Nós somos três mulheres que tomam conta dessa academia e cada uma tem o seu objetivo, e um dos principais é ficar sempre gostosa."
Sobre a fama nas redes sociais, Jacina disse que sofreu um boom de seguidores após sair sua primeira entrevista revelando a idade, seguida de uma foto e diz que adora a repercussão que sua malhação tem com os jovens. "Surgiu essa entrevista e eu peguei e postei uma foto dizendo a minha idade, uma página publicou e quando eu olhei, a foto já estava com mais de 1600 compartilhamentos. Eu achei interessante porque com a minha idade, uma mulher de 57 anos, mãe de quatro filhos, avó de três netos e mais um que está chegando, eu fiquei encantada com isso".
A futura professora de educação física diz que adora compartilhar sua experiência, mas ressalta a importância do acompanhamento de um médico/nutrólogo ao praticar exercícios.
"Eles tem que começar devagar, não se deixar por conversas de maus profissionais, ficar sempre atento. Deixar de fora qualquer tipo de substância que queiram oferecer dizendo que vem um resultado rápido, mas na verdade esse resultado pode ser muito prejudicial para a saúde."
Sobre as suas próximas aspirações no mundo fitness, Jacira destaca que no futuro pretende estruturar o trabalho na sua academia que leva o nome de Superação, para ajudar também a outras vítimas de acidentes, como ela, a se reabilitarem. "O que eu penso hoje é melhorar o atendimento dentro da minha academia e poder prestar serviços que tragam melhor resultado para essas pessoas que vem, por exemplo, em busca de reabilitação. Eu quero prestar esse novo serviço, incluir isso mais dentro da minha academia."