Politólogo americano: aproximação da OTAN às fronteiras russas foi um erro

© AFP 2023 / GEORGES GOBETBandeira de OTAN
Bandeira de OTAN - Sputnik Brasil
Nos siga no
A decisão da OTAN de ampliar sua presença no leste e a possível adesão da Ucrânia e Geórgia à aliança militar foi um grande erro do Ocidente, o qual provocou a crise ucraniana e piorou as relações russo-americanas.

A declaração foi feita pelo professor em Ciência Política da Universidade de Chicago John Mearsheimer na plataforma de debates do Clube Valdai de Discussões Internacionais.

Na opinião dele, o anúncio de uma eventual inclusão da Ucrânia na OTAN se tornou a "causa profunda" da crise em Donbass.

"A Rússia nunca permitiria que isso acontecesse. Não sei o que os americanos e países europeus pensavam ao sugerir a ampliação da OTAN através da inclusão da Geórgia e da Ucrânia. Acho que isso foi um grande erro", declarou Mearsheimer.

Kremlin, Moscou - Sputnik Brasil
Por que relações entre Rússia, UE e OTAN se complicaram? Há explicação!
Entretanto, o politólogo aponta que antes do início da crise ucraniana em fevereiro de 2014 ninguém no Ocidente falava que a Rússia pretendia invadir o território dos países situados a oeste. Ninguém falava de uma intervenção militar russa na Ucrânia ou nos Países Bálticos.

Mearsheimer fez lembrar que em 1999 a Polônia, Hungria e a República Tcheca entraram para a Aliança Atlântica, e em 2004 a lista dos países membros da OTAN foi ampliada após a entrada dos Países Bálticos, da Bulgária e Romênia no bloco.

"Quer dizer, não foi Rússia que começou se movimentando para oeste, foi o Ocidente que começou se movimentando para leste", conclui o politólogo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала