A agência observa que Tóquio espera alcançar progressos no tratado de paz, na véspera da visita de Vladimir Putin, marcada para dezembro, e "rever a estratégia de negociação." De acordo com a nova posição nipônica, o governo de Shinzo Abe poderá propor a Moscou manter a soberania sobre as duas ilhas menores.
A posição oficial do Japão até agora era considerar as ilhas de Iturup, Kunashir, Shikotan e Khabomai como seu território, mas agora está pronto para uma concessão fundamental, de maneira a fazer as negociações saírem do ponto morto, informa a Kyodo.
Para além disso, de acordo com a agência, Tokyo está disposto a mudar a palavra "restituição" das ilhas, substituindo-a por uma mais suave — "entrega".
Até agora, o Japão pretendia reaver as quatro ilhas se referindo ao Tratado bilateral de comércio e fronteiras de 1855. Tóquio tem apresentado a restituição desses territórios como condição para a conclusão do tratado de paz com a Rússia que no final da Segunda Guerra Mundial não foi assinado.
A posição de Moscou consiste de que o sul das Curilas se tornou parte da União Soviética após a Segunda Guerra Mundial e a soberania russa sobre elas não pode ser disputada.