Musica: "Um Chute na heresia"
— Bruno (@bmendes) 19 октября 2016 г.
(Marcelo Crivella) — Ironizando o chute na Santa. https://t.co/dwr6IpZDvf #Freixo #Freixo50 pic.twitter.com/zURn8e55sN
Em 12 de outubro de 1995, dia da padroeira do Brasil, o bispo Sérgio von Helde apresentava o programa “O Despertar da Fé” na emissora de Macedo quando começou a proferir insultos verbais e físicos contra uma estátua da santa.
“(…) nós estamos mostrando às pessoas que isso aqui não funciona, isso aqui não é santo coisa nenhuma (…) R$ 500 – 5 salários mínimos – custa no supermercado essa imagem, e tem gente que compra! Agora se você quiser uma santa mais barata, você encontra até por R$ 100 (…) Será que Deus, o Criador do universo, pode ser comparado a um boneco desse, tão feio, tão horrível, tão desgraçado?”, disse von Helde, chutando a imagem em seguida.
Marcelo Crivella faz música que ironiza chute que um pastor deu na imagem de Nossa Senhora.https://t.co/OOqGR7GDx6 via @youtube
— Marcelo Gonçalves (@MarceloJGonca) 19 октября 2016 г.
Na terça-feira (19), a Folha de São Paulo trouxe à tona uma canção registrada por Crivella em 1999, dois anos após a condenação de von Helde por discriminação religiosa e vilipêndio de imagem religiosa. Incluída no álbum “Como posso me calar?”, cuja capa trazia uma foto do bispo Macedo na cadeia (ele havia sido preso em 1992, por denúncias de charlatanismo e estelionato), a música “Um chute na heresia” ironizava o episódio do chute da santa, que teve ampla repercussão no país.
Música de Crivella ironiza reação a chute em santa https://t.co/99de0cqD7U pic.twitter.com/JWWtGjOY08
— Capitão Lamarca (@woodstock_59) 19 октября 2016 г.
A canção foi retirada do YouTube a pedido de Crivella. O CD “Como posso me calar?” também é o único que não está disponível no site do candidato que, tampouco, nunca se posicionou especificamente sobre o episódio. Confrontado pelo candidato do PSOL Marcelo Freixo, Crivella não respondeu.
Freixo pergunta sobre o chute na santa: Crivella não responde.
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) 19 октября 2016 г.
Freixo pergunta sobre a PEC 241: Crivella não responde.#FreixoNaRedeTV