“A Comissão Europeia condena com vigor os ataques do regime sírio e de seus aliados, inclusive a Rússia, contra a população civil de Aleppo. Convoca os países a cessar a violência e a adotar medidas imediatas de modo a garantir livre acesso humanitário à Aleppo e outras partes do país”, informa o documento.
Os líderes também “apelam para o imediato fim dos combates e para a retomada do processo político confiável sob os auspícios da ONU”. Os líderes da UE declararam que “os responsáveis pela violação do direito humanitário internacional e dos direitos humanos devem ser levados à justiça”.
“A UE avalia todas as opções possíveis de medidas, se os horrores atuais continuarem”, alerta o texto final da cúpula da UE em Bruxelas.
Os EUA e outros países do Ocidente acusam Moscou e Damasco de realizar ataques aéreos contra população civil e contra as forças da oposição “moderada” na Síria. No entanto, até o presente momento nenhuma prova dessas afirmações foi apresentada. Síria e Rússia insistem estarem atacando somente os terroristas e acusam os EUA de descumprir o compromisso de separar as forças da oposição “moderada” das tropas de grupos terroristas.