BREAKING: Canadian min announced "the end and failure" of #CETA discussions with Wallonia after her mtg w wallon gov https://t.co/ZNAfUpwiNj
— Efi Koutsokosta (@Efkouts) 21 октября 2016 г.
"Nos últimos meses, trabalhamos muito com a Comissão e os Estados-Membros [da UE]. Mas parece claro que a UE não é capaz atualmente de ter um acordo internacional, mesmo com um país que tenha valores tão europeus como o Canadá, mesmo com um país tão bom, tão paciente. O Canadá está desapontado, eu estou pessoalmente muito decepcionada, eu trabalhei muito duro. Decidimos ir para casa. Estou muito, muito triste realmente. Amanhã de manhã, vou estar em casa com meus três filhos", explicou a ministra, em lágrimas.
As conversações têm sido realizadas entre a ministra canadense do comércio, negociadores da UE e do Canadá e o chefe da região belga da Valônia. Freeland não conseguiu convencer o ministro-presidente da Valônia, Paul Magnette, a aprovar a assinatura do Acordo Econômico e Comercial Global (CETA) na próxima semana, segundo relatou a rádio Premiere nesta sexta.
O CETA visa estabelecer uma zona de livre comércio entre o Canadá e a União Europeia, extinguindo mais de 98 por cento das tarifas existentes entre Ottawa e Bruxelas. Os opositores temem que a proposta minaria as normas e regulamentos em matéria de proteção do meio ambiente, saúde, segurança e direitos dos trabalhadores.
Aquí temos claro que apoiamos a @ParlWallonie no seu NON ao CETA. #StopCETA #nCETAniTTIP #NOalTTIP #TTIPsecret pic.twitter.com/ns6mgICbjC
— Amigos da Terra (@adtgalicia) 21 октября 2016 г.