Os russos escolheram a figura do lobo Zabivaka, que em tradução livre para o português significa “goleador”, para representar a realização do maior evento de futebol mundial em seu país.
Além do lobo Zabivaka, que recebeu 53% dos votos, o público podia escolher entre as propostas das figuras de um gato (27%) e um tigre do Amur (20%). A votação contou com a participação de mais de um milhão de russos.
— Copa Mundial FIFA (@fifaworldcup_es) 21 октября 2016 г.
"Trabalhamos ao longo de 18 meses neste projeto e estamos muito satisfeitos que o mascote de 2018 seja o resultado do trabalho em equipe, em que o povo russo tem exibido o seu talento criativo e determinação para tornar a Copa do Mundo da FIFA possível" – explicou a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, em nota divulgada no portal FIFA.com.
A Rússia foi escolhida em 2010 para sediar a a Copa do Mundo de 2018. O campeonato será realizado entre os dias 14 de junho e 15 de julho em 11 cidades russas, incluindo Moscou, Ekaterinburgo, Kaliningrado, Nizhny Novgorod, Rostov-no-Don, Samara, Saransk e Volgogrado.