De que precisam forças curdas para lutar com sucesso contra Daesh?

© AFP 2023 / SAFIN HAMEDMembro do peshmerga, grupo armado curdo, toma posição perto de represa Mosul do rio Tígre, Iraque, 1 de fevereiro de 2016
Membro do peshmerga, grupo armado curdo,  toma posição perto de represa Mosul do rio Tígre, Iraque, 1 de fevereiro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O porta-voz do Ministério dos Assuntos de peshmerga no Curdistão iraquiano, Helgurt Hikmet, comentou em entrevista à Sputnik Turquia a situação relativa à operação em Mossul e indicou as futuras ações das tropas peshmerga no quadro da operação.

A Peshmerga convoy drives towards a frontline in Khazer, about 30 kilometers (19 miles) east of Mosul, Iraq, Monday, Oct. 17, 2016 - Sputnik Brasil
General de peshmerga à Sputnik: já estamos a 11 km de Mossul!
“No quadro da operação continuam os confrontos com o Daesh. Durante três dias na linha de frente de Hazir nove aldeias foram liberadas de jihadistas. Agora tentamos limpar do Daesh a nossa fronteira. Não pretendemos retirar nossas tropas dos territórios liberados dos terroristas porque estes são territórios curdos. Em breve irão começar os combates em Bashiqa e outras áreas. A operação será realizada em várias etapas.”

Além disso, o político apresentou números aproximados dos combatentes de peshmerga que participam da operação:

“Na frente de Hazir combatem quatro mil efetivos de peshmerga. Em breve irão começar as ações em diferentes frentes, onde milhares de combatentes de peshmerga irão lutar contra os jihadistas.”, disse ele à Sputnik Turquia.

Apesar do número significativo de soldados, peshmerga precisa de armas para se opor ao Daesh condignamente:

“O Canadá, Alemanha e França nos apoiaram com armas. Entretanto, as tropas peshmerga precisam de armas pesadas. Para alcançar o sucesso na luta contra o Daesh, as forças peshemrga precisam de apoio sério com tipos de armamento pesado.”

Combatentes das Forças Democráticas da Síria se preparam para disparar contra posições do Daesh na província de Raqqa, na Síria - Sputnik Brasil
Washington insiste na operação em Raqqa após Mossul
Segundo Hikmet, os combatentes de peshmerga feridos durante a operação irão receber tratamento em hospitais da Turquia.

“Alguns dias atrás, eu me encontrei com representantes do consulado da Turquia em Arbil. Eles me informaram que o lado turco irá ajudar no tratamento de soldados de peshmerga feridos no quadro da operação de Mossul. No dia anterior, 62 combatentes nossos foram levados para Ancara para receber tratamento médico.”

O político curdo também sublinhou que neste momento ele não pode confirmar ou negar a informação que surgiu na mídia sobre a fuga dos militantes do Daesh de Mossul para a Síria. Porém, ele apontou a existência de um caminho que pode ser usado pelos terroristas para deixar Mossul e alcançar território sírio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала