Forças Peshmerga anunciam missão cumprida a nordeste de Mossul

© AFP 2023 / MARWAN IBRAHIMCombatentes curdos Peshmerga
Combatentes curdos Peshmerga - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Comando Geral das Forças Peshmerga de região do Curdistão anunciou neste domingo (23) a conclusão bem sucedida de seus objetivos na operação militar conduzida a nordeste da cidade iraquiana de Mossul.

"Por volta das 12:00h [09:00 GMT], as Forças Peshmerga tinham alcançado o seu objetivo primordial em uma operação em grande escala perto de Bashiqa, nordeste de Mossul, para isolar oito aldeias numa área de aproximadamente 100 quilômetros quadrados. A retumbante operação bem sucedida de hoje, que foi completada antes do tempo, posiciona as Forças Peshmerga a menos de 9 km da periferia de Mossul", disse o comando da milícia curda em um comunicado divulgado no Twitter. 

​A declaração afirma que os combatentes Peshmerga liberaram um trecho significativo de uma autoestrada que liga Mossul à cidade de Bashiqa, limitando a liberdade de movimento dos terroristas do Daesh (autodenominado Estado Islâmico). 

O Comando acrescentou ainda que os curdos conseguiram matar dezenas de terroristas neste domingo, incluindo Abu Faruq, conhecido como o “emir de Bashiqa”.

​ Em 17 de outubro, o primeiro-ministro iraquiano, Haider Abadi, anunciou o início da operação militar para liberar Mossul do controle do Daesh. Segundo a mídia local, cerca de 30 mil soldados iraquianos e 4 mil efetivos das unidades peshmerga participam da operação, apoiada pela coalizão internacional liderada pelos EUA, que realiza ataques aéreos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала