José Peixoto ostenta no boné o slogan de campanha do magnata – “Make America Great Again” ("Faça a América Grandiosa Novamente") – e diz que muita gente o conhece nos Estados Unidos. Mas, além de Trump, ele também age em seu próprio favor: quer ser o primeiro brasileiro a conquistar uma cadeira na Câmara dos Representantes. Esta é a sua segunda tentativa de se eleger pelo 26.° distrito congressista da Flórida, que abrange a região do extremo sul da península. Se eleito, seu mandato será de dois anos.
Mineiro da cidade de Ipanema, que tem cerca de 20 mil habitantes, José Peixoto é favorável à adoção de leis de imigração ainda mais rígidas do que as que ele mesmo enfrentou quando desembarcou nos Estados Unidos há 31 anos.
José Peixoto saiu do Brasil em 1985, sonhando prosperar nos Estados Unidos. Neste país, trabalhou como engraxate, frentista de posto de gasolina e caseiro e foi funcionário do Burger King.
O interesse de José Peixoto por política nasceu no Brasil, no início dos anos 1980, quando foi cabo eleitoral de Tancredo Neves na campanha para o Governo de Minas Gerais. Nos Estados Unidos, filiou-se ao Partido Republicano há mais de 20 anos, por acreditar que é o partido mais de acordo com as suas ideias conservadoras.