China fica insatisfeita com visita de embaixador dos EUA à área disputada com a Índia

© AFP 2023 / BIJU BOROSoldados indianos realizando partrulhamento na fronteira entre China e Índia, estado de Arunachal Pradesh
Soldados indianos realizando partrulhamento na fronteira entre China e Índia, estado de Arunachal Pradesh - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China se mostrou bastante descontente após viagem do embaixador dos EUA na Índia à região transfronteiriça disputada entre Nova Deli e Pequim e pediu a Washington para não interferir na disputa territorial dos dois países.

A declaração foi feita na segunda-feira (24) pelo porta-voz da chancelaria chinesa, Lu Kang.

Caça chinês J-20, com tecnologia stealth - Sputnik Brasil
China nega implantação de jatos stealth na fronteira com a Índia
A mídia indiana comunicou que, na semana passada, o Embaixador dos EUA na Índia, Richard Verma, visitou a área disputada no estado de Arunachal Pradesh, localizada no nordeste da Índia, para participar do festival anual Tawang. Após a visita, o embaixador postou no twitter uma foto sua na região.

Durante briefing, Lu Kang anunciou que "todos os países terceiros devem respeitar o empenho da China e Índia para garantir paz e estabilidade", ressaltando que "a conduta dos EUA contradiz o empenho dos mesmos".

A Índia e a China vêm disputando território que abrange uma área de 3,3 mil km perto da fronteira que passa parcialmente pelo Estado de Arunachal Pradesh, sendo este considerado pela China como parte do Tibete. Apesar de várias rodadas de negociações, o progresso ainda não foi alcançado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала