Na opinião do político austríaco de extrema direita, Merkel foi responsável pela grande onda migratória "jamais vista nos últimos séculos" na Europa. Strache argumenta que o atual processo de imigração tornou-se uma grande ameaça para a UE.
"Nestes fluxos migratórios chegam pessoas que não querem se integrar à nossa sociedade. Esses migrantes de outras culturas penetram o sistema social e prejudicam a sua ordem" – disse Strache, citado pelo jornal alemão Welt.
Vale mencionar, que várias especialistas e políticos europeus já exortaram Merkel, em diversas ocasiões, a introduzir um limite para a acolhida de refugiados na Europa. No entanto, apesar dela mesma ter defendido na última cúpula da UE a adoção de medidas determinantes para a estabilidade europeia, a chanceler alemã recusou todos estes pedidos.
De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o número de refugiados vindos à Europa em 2014 foi de aproximadamente 900 mil pessoas. Em 2015 este número ultrapassou um milhão.