Kiev quer recriar o escudo nuclear da Ucrânia

© Sputnik / Anton Denisov / Acessar o banco de imagensSistema de mísseis RSD-10 Pioner
Sistema de mísseis RSD-10 Pioner - Sputnik Brasil
Nos siga no
O líder do Partido Radical da Ucrânia, Oleg Liashkó, declarou que a decisão do parlamento ucraniano em manter o país livre de armas nucleares é um grande erro do passado e instou que a Ucrânia precisa recuperar a qualquer custo o seu escudo nuclear.

A bomba termonuclear é exibida no museu de armas nucleares no Centro Russo Nuclear Federal na região de Nizhny Novgorod - Sputnik Brasil
Ucrânia com armas nucleares seria um 'macaco com uma granada'
"25 anos atrás, a Suprema Rada (parlamento ucraniano) aprovou uma declaração sobre a condição não nuclear da Ucrânia. Estou convencido de que isso foi um dos nossos maiores erros no processo de restauração da nossa soberania" – escreveu Liashkó em sua página no Facebook.

O político ucraniano destacou que "as armas nucleares e um poderoso exército seriam hoje as principais garantias da independência" da Ucrânia. Nas suas palavras, atualmente até os próprios signatários do Memorando de Budapeste têm vergonha de mencioná-lo.

"Portanto, devemos reconstruir a todo custo o nosso escudo nuclear. Simplesmente não há outra maneira real para proteger de forma permanente a nossa pátria" – garante Liashkó.

Em 1994, através da assinatura do Memorando de Budapeste, firmado entre Rússia, EUA, Grã-Bretanha e Ucrânia no âmbito do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, Kiev aceitou abdicar de seu importante arsenal nuclear, que havia sido herdado da União Soviética, em troca de garantias de sua integridade territorial por parte das três maiores potências nucleares do planeta.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала