O governo do país decretou luto oficial com honras e bandeira a meio mastro em todos os órgãos do Estado, inclusive no exterior.
Gobierno decreta duelo oficial y extiende condolencias por fallecimiento de ex presidente Jorge Batlle Ibáñez https://t.co/U8K5EcYvnU
— Sec. Comunicación (@SCpresidenciauy) 25 октября 2016 г.
De acordo com o jornal El País, o velório ocorrerá a partir das 8h30, no Palácio Legislativo. O enterro será às 16h30, no Cemitério Central de Montevidéu.
Advogado e político atuante desde os anos 1960, Batlle governou o seu país entre os anos de 2000 e 2005, sendo o quarto membro de sua família a ocupar o cargo. Líder do Partido Colorado, enfrentou as consequências de uma grave crise econômica no país vizinho, a Argentina, que acabou provocando grandes problemas no Uruguai.
Nas eleições de 2004, foi derrotado ainda no primeiro turno por Tabaré Vázquez, da Frente Ampla, ficando com apenas 10,36% dos votos.
No último dia 14, Batlle sofreu um acidente depois de participar de um evento político em Tacuarembó. Por causa de uma tontura, se desequilibrou e bateu com a cabeça no chão, precisando ser levado imediatamente para a CTI de um hospital da região, onde permaneceu durante dez dias, até falecer.