Dois times estão representando o Brasil nessa competição. A SK Gaming, comandada pelo Gabriel "FalleN" Toledo, é uma favoritas a levar a taça pela segunda vez seguida. O outro time, Immortals, liderada por Wilton "zews" Prado, está buscando o reconhecimento.
O evento terá uma fase de grupos, de 26 a 28 de outubro, e as eliminatórias, de 29 a 30 de outubro. No total, serão US$ 600 mil distribuídos aos 12 times classificados para as finais da ESL Pro League Season 4.
Uma transmissão ao vivo pelo YouTube está disponível para os fãs, bem como alguns canais de streaming.
Sputnik Brasil conversou com Spike Laurie, presidente para o Brasil e diretor de negócios internacionais da ESL, a plataforma organizadora do evento. Laurie disse estar impressionado com a energia do público brasileiro, em sua opinião, um dos públicos mais animados do mundo.
"Isso é fantástico. Eu estou muito feliz. Estamos construindo esse evento da ESL no Brasil desde o mês de fevereiro e a cada momento era dado um passo. É um evento de proporções grandes, de estádio, e um evento dedicado ao Counter-Strike. Nós tivemos eventos da liga brasileira, competições online, todo mês estávamos construindo o nosso caminho, e agora estamos felizes de apresentar esse evento de nível de estádio dedicado ao Counter-Strike. Com dois times, SK e Immortals jogando em casa, com suas torcidas. E isso me deixa muito feliz", disse Laurie ao comentar o evento em São Paulo.
Quando perguntado sobre o motivo de escolher o Brasil como sede do evento, o presidente da ESL disse que o principal foco da empresa era a comunidade de usuários da plataforma, que oferece a organização de eventos e de competições para diversos jogos.
"O nosso propósito é construir a nossa comunidade. Esse é um dos princípios da ESL. Nós vamos para onde a comunidade pede. E a resposta dos fãs brasileiros tem sido absolutamente tremenda. Eu tenho dificuldade de nomear outro país, com uma base de fãs tão ativa, tão interessada e engajada em esportes eletrônicos. Para nós, esse é o maior indicador de onde devemos investir e onde devemos envolver a marca ESL, para construir uma infraestrutura".