Colômbia suspende negociações de paz com ELN

© AFP 2023 / ELN's Portal Voces de Colombia Combatentes do ELN (foto de arquivo)
Combatentes do ELN (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo colombiano anunciou nesta quinta-feira (27) que não irá iniciar as negociações de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN) até que a guerrilha liberte o político Odin Sanchez Montes de Oca, sequestrado há seis meses.

O início das negociações de paz entre o governo da Colômbia e o ELN estava programado para este 27 de outubro. No entanto, o ministro do Interior da Colômbia, Juan Fernando Cristo, disse publicamente nesta quinta-feira que não vai iniciar o diálogo até que o grupo insurgente libere o ex-congressista.

"A decisão tomada pelo Presidente da República é de que até que tenhamos a certeza de que Odin Sanchez se encontra são e salvo, que ele está com sua família e que voltou para o seio da sociedade chocuana [relativo ao departamento colombiano de Chocó], a mesa de negociações no Equador não será istaurada", disse Cristo.

A informação foi confirmada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, através de sua conta no Twitter:

​Diante da decisão unilateral do governo colombiano, o comandante Pablo Beltran, negociador-chefe do ELN, disse: "Estamos cumprindo tudo que foi acordado (…). Desde a noite passada a delegação de negociações [está] em Quito".

Caso Odin Sanchez

Cartaz da guerrilha colombiana ELN - Sputnik Brasil
Exército de Libertação Nacional da Colômbia liberta refém
Segundo relata a RT, na verdade Odin Sanchez Montes de Oca nunca foi sequestrado pelo ELN. O grupo insurgente tinha em sua posse desde 2013 o ex-governador de Chocó, Patrocinio Sánchez Montes de Oca. Em abril daquele ano, houve uma troca em que Patrocinio foi libertado e seu irmão Odin ficou em seu lugar.

A família Montes de Oca pertence ao Partido Social de Unidade Nacional (Partido de la U), liderado pelo senador e ex-presidente Alvaro Uribe, um dos principais opositores da paz com os grupos guerrilheiros. No entanto, em meados de agosto, apareceu um vídeo onde Odin, na selva e rodeado por guerrilheiros, exortava o governo a "iniciar negociações de paz com o ELN". 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала