Kerry: Se resolvermos crise síria sem Rússia e Irã, teremos mais problemas

© AP Photo / Pool photo via APSecretário de Estado norte-americano John Kerry discursa em Viena, Áustria, julho de 2015
Secretário de Estado norte-americano John Kerry discursa em Viena, Áustria, julho de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que a resolução da difícil situação na Síria é impossível sem o Irã e a Rússia, a exclusão destes países do processo de negociações causaria o aparecimento de novos problemas.

"É por isso que, há um ano, reunimos um grupo internacional de apoio à Síria, que inclui todos os países envolvidos no conflito. Inclusive a Rússia e o Irã. Quando perguntam por que eles estão sentados à mesa de negociações, isso é porque eles estão envolvidos. Assinar o acordo sem eles significaria criar novos problemas", disse Kerry durante discurso no Conselho de Chicago pelas relações internacionais.

Fuzileiros navais norte-americanos em al-Qaim, perto da fronteira síria, oeste do Iraque - Sputnik Brasil
Pentágono: coalizão liderada pelos EUA prepara operação contra Daesh em Raqqa, na Síria
Kerry acrescentou que ainda acredita ser possível a regularização do conflito na Síria através da diplomacia, entretanto isso não é fácil.

"Continuamos nos esforçando para encontrar uma resolução diplomática na Síria. E estou seguro que encontraremos a saída da crise, a maior desde a Segunda Guerra Mundial. O problema não pode ser resolvido através do apoio financeiro aos refugiados. É necessário interromper o deslocamento deles. São necessários esforços diplomáticos. É uma tarefa muito difícil que já enfrentamos antes", disse.

O confronto armado na Síria continua desde março de 2011. Segundo os dados da ONU, já morreram mais de 220 mil pessoas. De um lado, estão as tropas governamentais; do outro, unidades de militantes que pertencem a vários grupos armados. As organizações terroristas mais influentes e ativas no conflito são proibidas na Rússia – o Daesh e a Frente al-Nusra.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала