General curdo revela prazo para entrada do exército iraquiano em Mossul

© REUTERS / Alaa Al-MarjaniIraqi army personnel ride on a military vehicle in Qayyarah, during an operation to attack Islamic State militants in Mosul, Iraq
Iraqi army personnel ride on a military vehicle in Qayyarah, during an operation to attack Islamic State militants in Mosul, Iraq - Sputnik Brasil
Nos siga no
No âmbito da operação em Mossul, o exército iraquiano está avançando em direção ao centro da cidade a partir do sul e do norte, enquanto as tropas peshmerga – do leste. No oeste a operação não está em curso porque desta área é muito provável a fuga dos militantes do Daesh para território sírio.

Fogo na zona de al-Qayyara perto de Mossul, Iraque, 19 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Vento salva Turquia de chuvas ácidas vindas de Mossul
A ofensiva mais ativa das forças iraquianas ocorre no nordeste. 

O comandante de uma unidade peshmerga, general Mukamed Masid, falou em entrevista à Sputnik Turquia sobre a disposição de forças, no quadro da operação em Mossul, relativamente ao avanço das forças peshmerga e do exército governamental. Segundo ele, as Forças Armadas do Iraque estão à distância de dois quilômetros de Mossul e dentro de uma semana poderão entrar na cidade.

“Neste momento o exército iraquiano libertou uma vila e 12 povoados a leste e nordeste. Aqui continuam os violentos confrontos entre o exército governamental e os militantes do Daesh. O exército iraquiano avançou quase até ao dentro de Mossul – está a dois quilômetros. Os militantes do Daesh quase não se defendem, muitos fogem ou se fazem explodir em veículos minados. O exército iraquiano e as forças peshmerga continuam atacando o Daesh, um grande número de militantes foi morto e alguns foram capturados… Os jihadistas, para se protegerem de disparos de artilharia, escavam nos povoados tuneis e trincheiras com centenas de quilômetros de comprimento. Nós vemos essas trincheiras quando realizamos trabalhos de recuperação em povoados libertados por nós.”

© Sputnik / Hikmet DurgunComandante de uma unidade peshmerga, general Mukamed Masid
Comandante de uma unidade peshmerga, general Mukamed Masid - Sputnik Brasil
Comandante de uma unidade peshmerga, general Mukamed Masid
Em 16 de outubro de 2016 as Forças Armadas do Iraque, juntamente com outros grupos armados que incluem as formações curdas peshmerga, iniciaram ofensiva contra Mossul, uma das duas "capitais" do grupo terrorista Daesh.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала