Até que enfim, Líbano escolheu seu presidente

© AFP 2023 / HAITHAM MUSSAWIEstudantes libaneses mostram um cartaz com a foto de Michel Aoun junto com a bandeira nacional (foto de arquivo)
Estudantes libaneses mostram um cartaz com a foto de Michel Aoun junto com a bandeira nacional (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Depois de 46 tentativas e mais de dois anos de instabilidade política, o Líbano, por fim, escolheu o seu presidente.

O novo presidente do país é o general e ex-primeiro-ministro Michel Aoun, do Movimento Patriótico Livre. Ele ganhou com 83 votos favoráveis, de um total de 126 votantes.

O general Aoun, cristão, recebeu o apoio do partido Hezbollah, da tendência xiita do Islã. O apoio foi manifestado pelo secretário-geral do partido, general Sayyed Hassan Nasrallah, mais cedo neste mês.

O cenário político atual é muito complicado no Líbano, estando o parlamento dividido entre os blocos pró-Ocidente e pró-Síria. As divergências impediram o país de escolher um alto dignitário nos últimos 29 meses. O general Aoun, por sua parte, já foi chamado de "presidente pró-iraniano".

O principal rival de Aoun, Samir Geagea, da Aliança de 14 de Março, um partido pró-Ocidente, não conseguiu apoio nem do seu próprio partido. Mais cedo, o líder da Aliança, Saad Hariri, declarou que seu voto pertence a Aoun.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала