Na noite de domingo (30), Maduro apertou as mãos com delegados da oposição no início da primeira reunião entre as partes mediada por facilitadores estrangeiros, entre eles um representante do Papa Francisco.
Nuestro Presidente @NicolasMaduro extendió su mano nuevamente para lograr una conciliación con la oposición venezolana #TriunfoElDialogo pic.twitter.com/ZezTPSrWOm
— Contacto Con Maduro (@ContactoMaduro) 31 октября 2016 г.
A próxima reunião será no dia 11 de novembro.
"A fim de manter e preservar um ambiente de paz, o governo e a oposição se comprometeram a diminuir o tom de agressividade da linguagem utilizada no debate político", diz o comunicado emitido após a reunião de ontem.
"Hoje foi realizado um diálogo franco, sincero, construtivo, preciso, que nos permitirá fazer progressos sobre questões de importância crucial", disse Jorge Rodriguez, um aliado próximo do presidente Maduro e líder da delegação governamental, segundo citado pela Reuters.
Torrealba também defendeu a realização de um referendo revogatório contra Maduro ainda em 2016, “ou um acordo político que permita o adiantamento das eleições presidenciais”.