Holanda exige garantias que Ucrânia não fará parte da UE

© Sputnik / Irina Popova / Acessar o banco de imagensDocumentos dum cidadão holandês durante o processo da votação
Documentos dum cidadão holandês durante o processo da votação - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em troca da ratificação do acordo de associação da Ucrânia com a União Europeia, a Holanda pode exigir garantias adicionais formais, em particular de que o acordo não será o primeiro passo para a adesão da Ucrânia à UE.

A informação foi divulgada pela agência RIA Novosti que cita um fonte diplomático de Bruxelas.

"O premiê holandês Mark Rutte agora está procurando variantes para persuadir os seus oponentes no Senado a aprovar o acordo de associação com a Ucrânia. Uma dessas variantes é um anexo ao acordo indicando que a entrada do acordo em vigor não é de forma nenhuma o primeiro passo um passo para a adesão da Ucrânia à UE," declarou a fonte da agência.

Demonstrators call for people to vote no in the EU referendum during a protest at Dam Square in Amsterdam, the Netherlands April 3, 2016. - Sputnik Brasil
Referendo: população holandesa votou contra a associação entre Ucrânia e UE
Na véspera, o governo holandês adiou a decisão sobre o acordo, contra o qual se manifestaram mais de 60% dos cidadãos da Holanda no referendo realizado em abril do ano corrente.

Mesmo assim, após a decisão adiada, Rutte informou o presidente ucraniano Pyotr Poroshenko de que Amsterdã continua as consultas para alcançar a ratificação do acordo.

O documento foi ratificado pelos parlamentos de todos os países-membros da União Europeia com exceção da Holanda. O acordo está em vigor em regime provisório e só entrará plenamente em vigor após a ratificação por todos os 28 países-membros da UE.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала