A Direção Regional esclareceu que Bashkaus é um rio de montanha de caudal rápido, e naquele momento o gelo já tinha estalado. As crianças brincavam perto da margem. Próximo do local de confluência dos rios havia partes descongeladas que estavam cobertas com neve.
"O menino de três anos pisou gelo semiderretido e caiu debaixo do gelo. De súbito o fluxo de água levou-o em direção ao Bashkaus junto com o gelo solto. A criança estava vestida com um casaco de náilon que se encheu como uma boia e serviu de colete de salvamento, mantendo o pequenito à superfície. Perto do local do acidente passeavam dois irmãos – Arutai, de seis anos, e Ezlik, de oito anos. Os meninos viram que a criança tinha caído debaixo do gelo e que a corrente o levava para o rio Bashkaus. Arutai correu em seu socorro, conseguiu agarrar o menino pelo pé arrastando-o para o gelo", diz o comunicado.
Arutai, de seis anos, tirou o menino de água gelada. Segundo os socorristas, a vida do pequenito foi salva graças ao auxílio prestado pelos "dois pequenos heróis". Depois deste tempo, o prêmio encontrou o herói. Arutai será condecorado no âmbito do concurso Constelação de Coragem na categoria "Crianças Heróis".