Hora de agir: Acordo de Paris sobre mudanças climáticas entra em vigor

© REUTERS / Alessandro BianchiManifestantes pedem respeito ao meio ambiente um dia antes da COP 21 em Paris
Manifestantes pedem respeito ao meio ambiente um dia antes da COP 21 em Paris - Sputnik Brasil
Nos siga no
O acordo global para combater as mudanças climáticas, alcançado em Paris no ano passado, entra oficialmente em vigor nesta sexta-feira (4), pressionando cerca de 200 países a começar a executar seus planos para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.

"Este é um momento para comemorar", disse Patricia Espinosa, secretária executiva das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. "É também um momento para olhar adiante com avaliação sóbria e vontade renovada sobre a tarefa à frente."

Michel Temer - Sputnik Brasil
Temer reitera adesão do Brasil ao Acordo de Paris sobre Mudança do Clima
​O Acordo de Paris procura limpar a economia mundial dos combustíveis fósseis na segunda metade do século, limitando o aumento das temperaturas médias do mundo para "bem abaixo" de 2 graus Celsius em relação aos tempos pré-industriais.

Segundo as Nações Unidas, as previsões são de que as emissões de gases do efeito estufa em 2030 estejam de 12 bilhões a 14 bilhões de toneladas acima do que seria necessário para manter o aquecimento global na meta acordada internacionalmente.

Representantes de quase 200 países se reunirão na segunda-feira (7) em Marraquech, no Marrocos, e durante duas semanas discutirão os detalhes do acordo e as políticas, tecnologias e finanças necessárias para garantir que os objetivos de Paris sejam alcançados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала