Para o Deputado Federal Vicente Cândido (PT-SP), o Partido dos Trabalhadores tem presença assegurada na política nacional desde que se conscientize da necessidade de mudanças urgentes. Falando à Sputnik, o parlamentar paulista é enfático: "O PT precisa mudar."
"O Partido dos Trabalhadores cometeu diversos erros, precisa reconhecer suas falhas e buscar novos caminhos para se manter vivo na política nacional", argumenta Vicente Cândido. "O PT tem todas as condições para isso: tem musculatura, tem um elenco de realizações pelo Brasil e pelos menos favorecidos economicamente do país, e tem vigor para ser, novamente, uma alternativa ao poder. Mas, para isso, ele está na obrigação de mudar."
Integrante da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), o deputado diz que não só está "acompanhando com toda atenção todo debate em torno do futuro do PT, mas também participando ativamente desta ampla troca de ideias, provocando manifestações entre os nossos pares e procurando cooperar para a formulação de propostas que levem ao revigoramento do nosso Partido dos Trabalhadores. Eu estou convencido de que o PT tem futuro".
No próximo ano, este debate será aprofundado. Tudo indica que uma nova direção nacional será escolhida antes do prazo regimental para substituição da atual. A cogitação em torno do nome do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a presidência nacional do PT é intensa, mas, na avaliação do Deputado Vicente Cândido, Lula deverá tomar sua decisão livre de qualquer pressão:
"Se Lula entender que ele mesmo deve assumir a presidência executiva do Partido dos Trabalhadores, será uma decisão muito bem-vinda, já que Lula é fundador do PT e, como tal, sua expressão máxima."
O deputado revelou ainda que, neste momento, Lula resiste à possibilidade de assumir a presidência nacional do PT. Por isso, o Partido dos Trabalhadores já cogita alternativas:
"Se, de todo, Lula não quiser ser presidente executivo do PT, podemos pensar em outros importantes nomes do Partido dos Trabalhadores, como o ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, o Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o atual prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho."