Mais cedo, foi comunicado que os terroristas tinham atacado a cidade de Al-Shirqat vindos de leste, conquistando uma mesquita e várias moradias. As forças de segurança iraquianas impuseram o recolher obrigatório e enviaram reforços aos militares do exército. Foi comunicado que o ataque dos militantes fizeram sete vítimas entre os militares.
"Hoje, ao romper do dia, mais de 30 radicais do Daesh penetraram no centro de Al-Shirqat usando barcos. Depois de se esconderem em uma mesquita, eles atacaram o Estado-Maior das forças de segurança. Entretanto, a polícia local e a brigada 51 do exército em Al-Shirqat conseguiram lidar com os radicais de forma expedita e reprimiram o ataque”, disse o governador ao canal de televisão Al Sumaria TV. Ali al-Daudah adiantou que as forças de segurança eliminaram cerca de 15 atacantes, enquanto os restantes conseguiram escapar.
O Exército iraquiano libertou Al-Shirqat, situada 100 quilômetros ao sul de Mossul, em setembro deste ano. Desde 17 de outubro os militares iraquianos e as Unidades de Proteção Popular curdas, com o apoio da coalizão internacional encabeçada pelos EUA, estão conduzindo uma ofensiva maciça contra Mossul.