"Durante todo este tempo, os EUA nunca cumpriram os compromissos que tinham assumido dentro dos acordos entre os EUA e a Rússia", disse o general russo Igor Konashenkov. "A Rússia não recebeu mapas, coordenadas das instalações ou qualquer outra informação sobre qualquer organização terrorista na Síria, do Daesh à al-Nusra."
Comentando a declaração do porta-voz do Departamento de Estado norte-americano John Kirby sobre a pausa humanitária na Síria, o major-general Igor Konashenkov disse que isso ressalta a diferença de entendimento entre a Rússia e os EUA relativamente à utilidade da pausa.
John Kirby disse na sexta-feira (4) que os EUA consideram que os civis em Aleppo não beneficiam da pausa humanitária introduzida pela Rússia.
Ele sublinhou que para a Rússia as pausas humanitárias são antes de mais uma possibilidade de entregar ajuda às pessoas.
"Ao longo de toda a operação antiterrorista na Síria, nós estamos prestando uma atenção especial à reconciliação entre as partes em guerra e à entrega de ajuda humanitária aos sírios", disse Konashenkov.
"Só nos últimos meses, a Rússia entregou mais de 100 toneladas de produtos indispensáveis a Aleppo — alimentos, remédios e bens de primeira necessidade. Tudo isso era entregue aos civis de Aleppo sem limites, tanto na parte ocidental como oriental. Por sua vez, o Departamento de Estado não entregou uma única migalha de pão aos sírios com quem supostamente se preocupa tanto", destacou o representante do Ministério de Defesa russo.
Nesta sexta-feira (4), em Aleppo está em vigor uma pausa humanitária. Estão funcionando seis corredores para a saída de civis da cidade e dois — para a saída de militantes.