Segundo a agência japonesa de Kyodo, esse entendimento foi alcançado na segunda-feira (07) durante uma reunião entre o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e o presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev. O último está em visita oficial no Japão entre 6 e 9 de novembro.
No âmbito da viagem de Nazarbayev foi realizada a sexta reunião da comissão conjunta dos setores público e privado do Cazaquistão e Japão dedicada à cooperação econômica. De acordo com o vice-ministro para investimentos e desenvolvimento cazaque, Erlan Hairov, foram assinados 15 documentos conjuntos na área de economia, com valor total equivalente a 1,2 bilhões de dólares.
Cabe lembrar que em 9 de setembro, apesar da proibição por parte do Conselho de Segurança, a Coreia do Norte realizou seu quinto teste nuclear, considerado o maior na história do país, com uma potência equivalente a 10 quilotoneladas de TNT. Todos os três mísseis lançados caíram na zona econômica exclusiva do Japão, o que foi avaliado como uma ameaça direta para a segurança deste país.