A parada militar de 7 de novembro de 1941 na Praça Vermelha em Moscou é considerada uma das mais importantes na história da Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial). Foi muito importante porque conseguiu levantar o moral do exército soviético, mostrando a todo o mundo que Moscou não cedia e iria lutar até ao fim vitorioso. Foi a primeira parada durante a guerra, que durou de 1941 a 1945.
Em novembro de 1941 decidiu-se o destino de toda a União Soviética. Nesse ano as tropas soviéticas participaram de combates violentos contra os fascistas. A linha de frente estava a apenas 30 km do centro de Moscou.
A parada foi organizada de forma secreta. As autoridades receavam que naquele dia Moscou pudesse ser bombardeada pela aviação alemã. Entretanto, no dia de 7 de novembro estava nevando e a parada estava segura contra a aviação inimiga.
Cerca de 28,5 mil soldados, 296 metralhadoras, 18 morteiros, 140 peças de artilharia e 160 tanques desfilaram. Alguns destacamentos partiram para a frente diretamente depois da cerimônia.
A parada durou somente 25 minutos, mas todos os presentes estavam convencidos de que o moral do exército soviético não estava quebrado.
A nova tradição de organizar a parada no dia 7 de novembro foi reiniciada em 2003. Desde então, todos os anos a Praça Vermelha acolhe um desfile solene alusivo à data.