"Os Estados Unidos são o principal parceiro da França. Estão em jogo temas relacionados à paz, ao combate com o terrorismo, à situação no Oriente Médio, laços econômicos e a preservação do planeta. Eu gostaria, sem demora, iniciar um diálogo sobre todos esses temas, considerando os valores e os interesses dos quais compartilhamos", explica a carta de Hollande, divulgada pelo Palácio do Eliseu nesta quarta-feira.
O presidente da França felicitou Trump pela vitória nas eleições e destacou ter acompanhado com atenção o seu primeiro discurso na qualidade de presidente eleito dos EUA. Hollande aprovou o apelo para pacificação dos ânimos e à união, após uma campanha eleitoral bastante dura.
O chefe de Estado francês manifestou a esperança de que a amizade histórica entre os dois povos permita aos seus líderes encontrar um denominador comum.
"Devemos confrontar os desafios em comum… Devemos encontrar respostas que nos permitam combater os medos e, ao mesmo tempo, respeitar os princípios fundamentais: a democracia, as liberdades, o respeito a todos", concluiu o presidente da França.