No vídeo, se vê o motorista tocando e deslizando vários Pokéstops. O volante de grande diâmetro do veículo lhe permitia ver a tela através do espaço entre os raios do volante, estando o smartphone instalado entre o velocímetro e o tacômetro.
Em 28 de outubro, um moço de 9 anos foi morto em um acidente rodoviário na cidade de Ichinomiya (prefeitura de Aichi), após ter sido atropelado por um caminhão, cujo motorista estava jogando Pokémon Go. A polícia deteve o motorista, Nobusuke Kawai (de 36 anos de idade), no local do acidente. Ele reconheceu não ter vigiado a estrada durante a viagem, comunicou The Japan Times.
Mais cedo em agosto, aconteceu o primeiro acidente mortal envolvendo o aplicativo: segundo dizem os relatórios, ele ocorreu na prefeitura de Tokushima.
O agricultor japonês Keiji Goo, de 39 anos, foi detido depois de atropelar duas mulheres enquanto conduzia. Uma idosa de 72 anos morreu e a outra ficou ferida. Já mais tarde, o suspeito confessou que o acidente ocorreu porque ele estava distraído com o jogo Pokémon Go. Em 31 de outubro, ele foi sentenciado a um ano e dois meses de prisão por decisão do tribunal.
Depois de a informação sobre este pedido ter vazado na mídia, a prefeitura de Ichinomiya recebeu nove e-mails com ameaças, dizendo: “Retirem o pedido. O castigo divino alcançará suas famílias”, “Será que vocês querem ver a sede da prefeitura sendo incendiada?”, cita as mensagens o jornal japonês Asahi Shimbun.
Em agosto, após inúmeros acidentes em todas as partes do mundo, os criadores do aplicativo lançaram uma atualização que prevê um alerta visível durante a viagem, dizendo que os motoristas não devem jogar nestes casos. Entretanto, é pouco provável que a janela pop-up influencie os jogadores mais empenhados. Eles simplesmente podem tocar no botão ‘Sou um passageiro’.
Parece que o slogan publicitário do jogo deveria ser outro, ‘Atropele eles todos’ em vez de ‘Pegue eles todos’…