- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Rio de Janeiro à beira da falência: quais são as opções?

© J.P. Engelbrecht/ PMRJPraça da Bandeira, Rio de Janeiro
Praça da Bandeira, Rio de Janeiro - Sputnik Brasil
Nos siga no
A capital do carnaval, Rio de Janeiro, corre risco de falência. O Governo Federal do país teve que congelar as contas do estado por causa da dívida, que é de 170 milhões de reais. Até o Rio pagar, as autoridades não têm intenção de descongelar as contas.

Nikolai Troshin, pesquisador principal do setor econômico dos países estrangeiros do Centro de Pesquisas Econômicas falou do assunto na transmissão do serviço russo da rádio Sputnik.

"Estão dizendo que a situação pode ser resolvida nos próximos dias, portanto podemos pressupor que não acontecerá a falência e os fundos serão encontrados" disse ele.

Em coletiva à imprensa, Governador Luiz Fernando Pezão anuncia Pacote de Medidas contra crise no Rio - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Governo do Rio anuncia Pacote de Medidas para conter crise financeira
A causa principal do problema financeiro do Rio de Janeiro é vista pelo especialista na recessão da economia brasileira, que foi provocada pela queda dos preços de matérias-primas, inclusive do petróleo. Nestas condições o cumprimento das obrigações dos orçamentos dos estados encontra obstáculos.

As Olimpíadas, mesmo sendo um evento bastante caro, parecem não ter afetado a atual situação no Rio.

O especialista aponta que casos de falência de cidades são bastante raros, mas acontecem. Há não muito tempo, por exemplo, a cidade de Detroit também passou por um período de falência devido à queda da indústria norte-americana.

"Quando a cidade está falida, ela não pode atrair investimentos ou recursos supletivos, isso faz com que a segurança social e outros benefícios dos moradores da cidade diminuam e essa situação é pouco agradável", comenta Nikolai Troshin.

Governo do Rio suspende pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços e funcionários ficam sem salário - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Governo do Rio suspende pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços
O especialista frisa que ainda não se pode dizer que a recessão no Brasil tenha sido superada, ela continua muito maior. O novo governo tenta fazer algo que seja eficaz, mas eles precisam de tempo. Quaisquer que sejam as reformas, elas não têm efeitos imediatos. Os problemas, que foram se acumulando durante anos, não podem ser resolvidos em apenas alguns dias.

Quanto às negociações com o Governo Federal que as autoridades do Rio estão planejando, elas pressupõem interação. O governador já apresentou suas propostas e mesmo se elas consistirem de algumas restrições, ele promete que os pagamentos aos funcionários públicos serão realizados o mais rápido possível

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала