Nikolai Troshin, pesquisador principal do setor econômico dos países estrangeiros do Centro de Pesquisas Econômicas falou do assunto na transmissão do serviço russo da rádio Sputnik.
"Estão dizendo que a situação pode ser resolvida nos próximos dias, portanto podemos pressupor que não acontecerá a falência e os fundos serão encontrados" disse ele.
As Olimpíadas, mesmo sendo um evento bastante caro, parecem não ter afetado a atual situação no Rio.
O especialista aponta que casos de falência de cidades são bastante raros, mas acontecem. Há não muito tempo, por exemplo, a cidade de Detroit também passou por um período de falência devido à queda da indústria norte-americana.
"Quando a cidade está falida, ela não pode atrair investimentos ou recursos supletivos, isso faz com que a segurança social e outros benefícios dos moradores da cidade diminuam e essa situação é pouco agradável", comenta Nikolai Troshin.
Quanto às negociações com o Governo Federal que as autoridades do Rio estão planejando, elas pressupõem interação. O governador já apresentou suas propostas e mesmo se elas consistirem de algumas restrições, ele promete que os pagamentos aos funcionários públicos serão realizados o mais rápido possível