Zakharova responde às acusações do presidente ucraniano com ar sarcástico

© Sputnik / Sergey Pyatakov / Acessar o banco de imagensInauguração do monumento ao príncipe Vladimir em Moscou.
Inauguração do monumento ao príncipe Vladimir em Moscou. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, comentou as palavras do presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, sobre a recente inauguração do monumento ao príncipe Vladimir em Moscou.

Um soldado participa dos exercícios militares junto com o grupo operacional russo na região de Transnístria - Sputnik Brasil
Ucrânia concederá corredor verde para retirar tropas russas da Transnístria
Anteriormente, no decorrer da sua visita à Eslovênia, Poroshenko se referiu à inauguração do monumento como uma ‘tentativa de fazer história através de medidas híbridas’.

"Apropriação híbrida da história significa gritar em todas as esquinas, por dois anos, que a Ucrânia deu origem à ONU e, a partir do primeiro dia de funcionamento [da organização] em 1945, a delegação ucraniana, sendo ainda parte integrante da URSS, participou ativamente da formação desta organização, e ao mesmo tempo, em 2014, demolir em Kiev o monumento de Dmitry Manuilsky, primeiro representante permanente da Ucrânia junto às Nações Unidas. Este é apenas um dos exemplos de um ‘modo de pensar híbrido”, escreveu a diplomata na sua página do Facebook.

O monumento ao Príncipe de Kiev e Batizador da Rus, Vladimir (978-1015), foi inaugurado com solenidade próximo às muralhas do Kremlin, na Praça Borovitskaya, no Dia da Unidade do Povo. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, o premiê russo, Dmitry Medvedev,  o prefeito moscovita, Sergei Sobyanin, a chefe do Conselho da Federação da Rússia (câmara alta do parlamento russo), Valentina Matvienko e o ministro russo da Cultura, Vladimir Medinsky, participaram da cerimônia.

Pyotr Poroshenko, presidente da Ucrânia - Sputnik Brasil
Poroshenko discursa com imagem provocatória para a Rússia em fundo
O chefe do Estado chamou o batismo da Rus de um evento-chave na época do Príncipe Vladimir. Esta escolha, como assinalou Putin, simbolizou uma nascente espiritual comum para os povos russo, bielorrusso e ucraniano.

Poucas horas depois da inauguração, o Twitter oficial do governo ucraniano postou uma foto do monumento do Príncipe Vladimir em Kiev, acompanhada pelo texto em inglês:

"Não se esqueçam de como é o verdadeiro monumento do Príncipe Vladimir. Foi Kiev quem deu o cristianismo ortodoxo à Rus. Eis um aviso cortês para a Rússia."

Zakharova reagiu aos comentários de Kiev com ironia, ao escrever no Facebook:

"Entenderam? Pode haver apenas um monumento verdadeiro. E aí, vejam só quantos Pushkins [escritor eminente russo] proliferaram no mundo. Isto não serve para nada."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала