Quase metade (45%) acha que o país deve passar totalmente para o sistema "uma pessoa — um voto". A pesquisa foi realizada pela empresa TNS UK a pedido da agência de notícias e rádio Sputnik.
Respondendo à pergunta: ''Você concorda com o atual sistema eleitoral nos Estados Unidos"? 15% dos americanos responderam que gostariam de mudar para um novo algoritmo de votação que incluísse princípios do sistema atual e do sistema "uma pessoa — um voto". Apenas 22% dos habitantes dos EUA consideram que o atual sistema deve permanecer, 16% responderam "não sei" e 2% deram outras opções de resposta.
O presidente dos EUA é eleito por um Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados. O número de delegados de cada estado é igual ao número total de senadores e deputados da Câmara dos representantes do Congresso dos EUA eleitos por cada estado. Este número também inclui três delegados do Distrito de Columbia. Para vencer, o candidato presidencial deve ter pelo menos 270 votos dos delegados.
A pesquisa foi realizada a pedido da agência de informação e rádio Sputnik pela empresa TNS UK de 3 a 7 de novembro de 2016 nos EUA. Da pesquisa participaram 1012 entrevistados com idade entre 18 e 64 anos. A amostragem é representativa da população norte-americana com idade de 18-64 anos. O erro máximo da amostragem em todo o país é de +/- 3,1%, com um nível de confiança de 95%.
O que é o Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e nos EUA sobre temas sociais e políticos da atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.