Primeiro-ministro do Canadá se diz pronto para renegociar termos do NAFTA com Trump

© REUTERS / Chris WattiePrimeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau - Sputnik Brasil
Nos siga no
Justin Trudeau se disse aberto ao diálogo com o novo governo nos EUA. Exportações para os EUA representam 20% do PIB do Canadá.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau disse nesta quinta-feira (10) que está disposto a renegociar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) com os Estados Unidos, se a nova administração republicana assim o desejar. 

Canadian Prime Minister Justin Trudeau waves to the media upon his arrival at Ninoy Aquino International Airport, Manila November 17, 2015, to attend the Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) summit - Sputnik Brasil
Avião de Trudeau faz pouso de emergência em Ottawa
"Acho que é importante que estejamos abertos a falar sobre acordos comerciais", disse Trudeau em uma coletiva com jornalistas.

Em vigor desde 1994, o NAFTA é um acordo de livre-comércio entre os EUA, Canadá e México com o objetivo de eliminar barreiras alfandegárias e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países-membros.

"Obviamente, qualquer acordo comercial pode ser melhorado, e na medida em que o presidente eleito dos Estados Unidos quiser ver melhorias no NAFTA, teremos prazer em sentar e conversar", disse o embaixador canadense David MacNaughton à rede de televisão CBC.

O presidente-eleito Donald Trump, porém, classifica o NAFTA como "o pior acordo já assinado pelos Estados Unidos" e propôs medidas protecionistas para repatriar os empregos perdidos pelo livre comércio. As declarações causaram temor no governo mexicano, que já anunciou mudanças para evitar a volatilidade na economia do país.

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала