"Em 2016, na unidade de mísseis de Kozelsk (distrito de Kaluga) decorreram os testes de combate do sistema robótico de proteção de instalações estacionárias da Força Estratégica de Mísseis. O conjunto está equipado com sistemas de armas ligeiras e lança-granadas modernos. Ele pode fazer fogo de precisão com arco de fogo de 360 graus comandado por um artilheiro à distância de até 400 metros", diz o comunicado de imprensa.
Além disso, este ano serão realizadas adaptações das instalações a outros tipos de sistemas de segurança, incluindo um sistema robótico móvel. Ele foi projetado para reconhecimento, detecção e eliminação de alvos fixos e móveis, apoio de fogo a destacamentos e proteção de instalações importantes.
De acordo com o comunicado, ele também tem capacidade para apontar armas, acompanhar e atingir alvos em modos automático e semiautomático e está equipado com meios de reconhecimento eletrônico e óptico.
Outro tipo de meio de segurança, que já é utilizado nas forças armadas, é o veículo militar de antissabotagem Typhoon-M. Em 2016, a Força Estratégica de Mísseis recebeu 14 desses veículos, diz o Ministério da Defesa.
A particularidade deste veículo reside no fato de, entre outros meios de reconhecimento, ele possuir um drone e poder detectar o inimigo a uma distância de cinco quilômetros.