Com a 'ameaça russa' no ar, Grã-Bretanha e Noruega reforçam cooperação em Defesa

© flickr.com / MetzikerNavio de guerra da Noruega, Fridtjof Nansen
Navio de guerra da Noruega, Fridtjof Nansen - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em meio a acusações do Ocidente sobre uma Rússia “mais assertiva” no norte da Europa, a Grã-Bretanha e a Noruega, aliadas da OTAN, acordaram nesta quinta-feira (10) reforçar a cooperação bilateral de defesa, a qual incluirá vigilância marítima e exercícios conjuntos em solo norueguês.

Os dois países assinaram o acordo durante uma visita do secretário britânico de Defesa, Michael Fallon, à região ártica da Noruega, segundo informou o Ministério da Defesa norueguês, em comunicado citado pela Reuters.

"Dada a nossa proximidade geográfica e desafios comuns em relação à situação estratégica no Atlântico Norte, estamos bem posicionados para a cooperação futura na vigilância marítima", disse a ministra da Defesa norueguesa, Ine Eriksen Soereide. "A manutenção da capacidade de vigilância e de operações antissubmarinas é importante para a OTAN e para os aliados próximos", acrescentou.

Soldados suecos durante treinamentos (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Especialista em segurança explica por que países nórdicos temem Rússia
A declaração de Noruega não mencionou especificamente a “ameaça militar russa” como a causa para o aumento da cooperação, mas em entrevista à Reuters em 2015, Soereide disse que o país estava preocupado com o que ela chamou de "projeção óbvia de poder" por parte da Rússia na região do Mar Báltico, onde o número de voos militares russos teria se multiplicado por três entre 2013 e 2014.

Entretanto, cabe notar que, antes disso, a OTAN já vinha realizando voos militares há anos perto das fronteiras russas. Para Moscou, é o Ocidente que assume uma postura agressiva em relação à Rússia, o que fica claro com o reforço da presença militar da aliança no Leste Europeu e com os planos dos EUA de implantar um escudo antimíssil no continente, entre outras medidas consideradas provocativas pelo Kremlin.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала